terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Meu socorro




Quando o Salmista fala que olha para os montes ele está tipificando algum tipo de força que ele busca para si. "Será que é nos montes que encontro força, refúgio e saída?". Isso é o seu questionamento. Graças a Deus ele consegue perceber que não, a força dele não está em outro lugar que não seja o próprio criador dos montes, criador das montanhas! Por tantas vezes adoramos a criatura e não o criador. Por tantas vezes chegamos ao ponto crítico de creditar força a coisas ou pessoas que infelizmente nunca poderão nos dar o socorro que precisamos. Se o nosso Deus (O Eterno Deus) foi capaz de criar tudo, exatamente TUDO que está ao nosso redor, como não poderia Ele ser capaz de solucionar nossas questões que são tão pequenas diante da sua imensidão de amor e graça?!

No início do Salmo ele fala como em primeira pessoa, como quem busca um caminho, mas já depois ele começa a dizer que o Eterno não deixará que você tropece, usando a segunda pessoa de um discurso. Isso me faz perceber que ele teve um entendimento claro quem é o Senhor e a partir daí dividiu conosco essa ideia de um Deus que não dorme e vigia por nós, como um guarda sempre alerta e sensível as nossas dificuldades. Um guarda bem preparado e armado, em constante observação.

Dessa forma NADA poderá fazer mal a nós. Creio que quando ele fala nem o Sol e nem a Lua ele quer representar os nossos dias.. que se iniciam com o sol e terminam com a lua, ou seja, nada nos nossos dias e vidas poderão nos abalar, poderão nos fazer vacilar. Nunca vi um guarda que consegue proteger seu povo de TODO mal, a não ser o Guarda de Israel.

Sua proteção está sobre nós quando vamos, quando voltamos e para sempre. Em todos os dias nós somos cuidados e amados por ele. Mas para isso é necessário que ponhamos nossa confiança no Deus que criou as situações, que criou os montes, que criou as pessoas.. E não no que Ele criou... É preciso que haja uma mudança de comportamento, uma mudança de mente - daí podemos linkar com Rm 12:2. Nessa passagem existe uma condição: para que nós possamos experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus é preciso que vivamos uma mudança completa da nossa mente.

E aí, vamos nos preparar para isso? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário